sexta-feira, 16 de agosto de 2013


ASSISTÊNCIA Á SAÚDE

·         Atendimento Preventivo – Procura evitar que a doença se instale no organismo da pessoa. São as medidas tomadas para proporcionar á população boas condições de vida: boa alimentação, trabalho, habitação, saneamento básico, vacinação, etc.

·         Atendimento Curativo – É o tratamento dispensado ao indivíduo doente, para fazer com que melhore e volte a gozar de boa saúde.

O atendimento preventivo é o mais importante, pois pode evitar o aparecimento e a disseminação de doenças. Em nosso país, porém, esse atendimento é bastante precário. Assim, são necessários mais e melhores hospitais: centros de saúde e postos de atendimento médico em todo lugar em que houver concentração de pessoas, melhor distribuição dos médicos e garantia de atendimento a quem precisar.

EX: Tratamento Preventivo – vacinação, camisinha.

       Tratamento Curativo – atendimento a uma pessoa hospitalizada.

Como podemos saber se a população de um lugar é ou não saudável?

Basta que prestemos atenção a alguns indicadores:

·         Mortalidade Infantil – Em uma população saudável poucas crianças morrem. Veja o seguinte exemplo sobre mortalidade infantil. Na Suécia, que é um país desenvolvido em cada 1.000 crianças que nascem, morrem aproximadamente 9 crianças antes de completar um ano de vida. Em uma cidade como Recife (PE), de cada 1.000 crianças que nascem, morrem antes de completar um ano de vida 256 crianças. No Amapá (AP), no ano de 1994, das 4.804 crianças nascidas morreram 343 crianças, índice considerado bastante alto ou seja  0,51% para 1.000 habitantes.

·         Expectativa de vida – Quando a população é saudável, maior número de pessoas chegam facilmente á velhice. Dessa forma, a maior parte da população é formada por adultos. Ao contrário, nos países em que a população está sujeita ás doenças, a maiorias das pessoas morrem antes da velhice e mais da metade da população é constituída por jovens. No Brasil , a expectativa de vida varia de acordo com o nível salarial. Quem ganha mais vive mais.

·         Incidência de Doenças Infecciosas e parasitárias – No Brasil, por exemplo temos oitenta milhões de desnutridos, 80% dos escolares infestados de vermes, quase 100% das crianças com cárie dentária. Setenta milhões de pessoas sequer tem escova de dente. ( MATÉRIA EXTRAÍDA DA FOLHA DE SÃO PAULO/ 1996)

·         Distribuição de Médicos – Enquanto há países que possuem um médico para cada 50 habitantes, existem outros que possuem até 20.000 habitantes por médico. No Brasil grande parte dos municípios não tem assistência médica. No Amapá ainda existem municípios que não possuem médicos e quando tem, necessita geralmente de médicos especialistas. Tipo: Cardiologista, Cirurgião, Neurologista, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário